quarta-feira, 16 de maio de 2012

INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E CONHECIMENTO

Desde   a   criação   nos foram   deixadas   várias    fontes   de  recursos  naturais  para   nossa sobrevivência, como água, alimentos de todas as formas, sejam eles animais  e vegetais,  mas que   com  o  aumento   da   população   mundial,   a  globalização  e  o  consumo   desenfreado começaram a dar sinais de esgotamento. 
Recursos como água potável e florestas naturais que antigamente eram vistas como infinitas e ilimitadas, estão hoje no seu limite.
A instrução por meio das organizações a respeito de ações inovadoras em busca da sustentabilidade do planeta será a chave para que a sociedade em geral obtenha conhecimento e pratique essas ações? E de que forma as organizações,  sejam elas públicas ou privadas, podem fazer parte dessa mobilização?

JUSTIFICATIVA


O consumo desenfreado das fontes de recursos naturais incentivou, ou até mesmo impôs as pessoas a obterem mais conhecimento sobre fontes alternativas e atitudes inovadoras em busca da sustentabilidade, e hoje em dia as empresas e pessoas que se preocupam com o bem do planeta fazem o diferencial e se destacam no mercado.
Por isso a função deste Blog é informar e divulgar para a sociedade em geral como mudanças de atitudes, sejam elas pequenas, médias ou grandes, podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente e que, principalmente, empresas que estão preocupadas  com  a  temática  tem  um  grande  diferencial  de  sua  imagem  perante  à sociedade.

FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA:


Inovação, Sustentabilidade e Conhecimento: três palavras que estão cada vez mais presente no dia a dia da sociedade atual. Mas o que seria Sustentabilidade?
“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Nosso maior desafio neste século é pegar uma ideia que parece abstrata - desenvolvimento sustentável - e torná-la uma realidade  para  todas  as  pessoas  do  mundo. (Kofi  Annan, Secretário Geral das Nações Unidas 1997-2006).
O conhecimento é a base de tudo, por isso, o mais importante é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará gerará um impacto no  meio  ambiente  que  o  cerca.  E  que  só  com  práticas  e  ações  que  visem  a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória,  para ele mesmo,  e para as gerações futuras.  Para isso, ações do governo que conscientize o cidadão é parte fundamental neste processo.
São  fundamentais as políticas públicas e o posicionamento do governo, mas se cada indivíduo não tiver no seu comportamento cotidiano  consciência,  não  há  política  pública  que  dê  jeito.  É preciso  que  cada  um  dos  sete  bilhões  de  habitantes  da  terra tenha uma postura proativa. (Jaques Wagner, 2012, VII Fórum de Educação Ambiental).
Porém, não é só o cidadão que pode fazer a sua parte. Atualmente, o ambiente corporativo vem presenciando uma revolução silenciosa.
É cada vez mais importante que as empresas tenham consciência de que são parte  integrante  do  mundo  e  não consumidoras do mundo. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência  humana,  para  a  conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade. 
(WWF Brasil, http://www.wwf.org.br/empresas_meio_ambiente/porque_participar/sustentabilidade/).
Antes, a empresa só se preocupava em produzir um bem ou oferecer um serviço de qualidade. Agora, além de um produto de qualidade, é necessário que a empresa por si ofereça qualidade à sociedade, ou seja, agregue valor à sociedade.
Com os negócios cada vez mais complexos e o surgimento constante de novas tecnologias,  buscar uma gestão sustentável pode ser, muito mais do que um diferencial, questão  de sobrevivência. Essa é uma estratégia que pode aumentar a rentabilidade e atrair novos clientes, já que o consumidor está mais exigente e privilegia as empresas consideradas "sustentáveis". (Mauro Ambrósio, 2012, www.administradores.com.br).
Por isso, a empresa juntamente com a sociedade podem tornar o mundo mais sustentável.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:


A dinâmica das florestas no mundo. Disponível em: 
<http://www.desmatamento.cnpm.embrapa.br/>. Acesso em: 11 mar. 2012.


AMBRÓSIO, Mauro. Sustentabilidade: investimento para o futuro. Disponível em:
<http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e- negocios/sustentabilidade-investimento-para-o-futuro/53457/>. Acesso em: 21 mar.
2012.


EDUCAÇÃO Ambiental é discutida no VII Fórum Brasileiro em Salvador. Diário Oficial do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, 29 mar. 2012, p. 3.

Panorama da água doce no planeta. Disponível em:
<http://www.cultivando.com.br/saude_meio_ambiente_agua_panorama_da_agua_doce.
html>. Acesso em: 11 mar. 2012.


Sustentabilidade. Disponível em:
<http://www.wwf.org.br/empresas_meio_ambiente/porque_participar/sustentabilidade/>.Acesso em: 21 mar. 2012.

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