- Equipe Inovação, Sustentabilidade e Conhecimento:
O consumo desenfreado das fontes naturais fez o tema sustentabilidade tornar-se foco principal em grandes debates. Como a inovação e o conhecimento, aliado à comunicação podem ajudar as empresas a preservar os recursos naturais?
- Profº. Antônio Aberto:
A comunicação, ainda é vista por grande parte dos gestores, não como um investimento, mas apenas como custo, embora pesquisas tenham demonstrado que investimento em comunicação hoje, é uma decisão estratégica e tem trazido alto retorno para as organizações.
Saímos da sociedade industrial nos moldes taylorianos, em que a comunicação não era prioridade e passamos para uma nova realidade: A Era da Informação e do Conhecimento, em que a relevância da comunicação na gestão organizacional é cada vez mais evidente e tem exigido dos administradores uma nova postura gerencial.
Uma prática organizacional que trate a comunicação de maneira integrada, objetivando a construção de uma visão sistêmica e compartilhada, que possibilite as mesmas percepções para os diferentes públicos estratégicos da organização é necessária e, para isto, deve ser uma preocupação das empresas e dos profissionais de administração, a implementação de sistemas de comunicação que deem conta do volume de dados, informações e conhecimentos gerados nos seus ambientes e contexto de atuação.
Considerando esta realidade e no sentido de dar a sua contribuição na formação do administrador, a disciplina comunicação organizacional aparece na grade curricular do Curso de Administração da Faculdade da Cidade do Salvador, com o objetivo de discutir as características das organizações desta nova era e demonstrar a importância de uma visão integrada da comunicação, apoiada na oferta de meios e tecnologias de informação e comunicação.
Mais especificamente, a disciplina busca apresentar a comunicação como um dos principais meios de coesão e integração organizacional, descrever o processo de comunicação e a necessidade de integração e interatividade das comunicações internas, de marketing e institucional, apresentar as principais tecnologias e meios que podem dar suporte à comunicação e proporcionar condições para a melhoria da comunicação nas organizações.
Desta forma, entendo que estamos junto com diversas outras disciplinas ministradas no curso, contribuindo para a formação de profissionais cidadãos, que, no exercício de suas atividades não devem perder de vista a necessidade de buscar novos conhecimentos e a consequente atualização para a prática de técnicas e métodos inovadores e sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário