quarta-feira, 16 de maio de 2012

Entrevista com Docente - Profº. Antônio Alberto (Comunicação Organizacional)

  • Equipe Inovação, Sustentabilidade e Conhecimento:
O consumo desenfreado das fontes naturais fez o tema sustentabilidade tornar-se foco principal  em grandes debates. Como a inovação e o conhecimento, aliado à comunicação podem ajudar as empresas a preservar os recursos naturais?

  • Profº. Antônio Aberto:


A comunicação, ainda é vista por grande parte dos gestores,  não como um investimento, mas apenas como custo, embora pesquisas tenham demonstrado que investimento em comunicação hoje, é uma decisão estratégica e tem trazido alto retorno para as organizações.
Saímos da sociedade industrial nos moldes taylorianos, em que a comunicação não era prioridade e passamos para uma nova realidade: A Era da Informação e do Conhecimento, em que a relevância da comunicação na gestão organizacional é cada vez mais evidente e tem exigido dos administradores uma nova postura gerencial.
Uma prática organizacional que trate a comunicação de maneira integrada, objetivando a construção de uma visão sistêmica e compartilhada,  que possibilite as mesmas  percepções  para os diferentes públicos estratégicos da organização é necessária e, para isto, deve ser uma preocupação das empresas e dos profissionais de administração, a implementação de sistemas de comunicação que deem conta do volume de dados, informações e conhecimentos gerados  nos seus ambientes e contexto de atuação.
Considerando esta realidade e no sentido de dar a sua contribuição na formação do administrador, a disciplina comunicação organizacional aparece na grade curricular do Curso de Administração da Faculdade da Cidade do Salvador,  com o objetivo de discutir as características das organizações desta nova era e demonstrar a importância de uma visão integrada da comunicação, apoiada na oferta de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Mais especificamente,  a disciplina busca apresentar a comunicação como um dos principais meios de coesão e integração organizacional, descrever o processo de comunicação  e  a  necessidade  de  integração  e  interatividade  das  comunicações internas, de marketing e institucional, apresentar as principais tecnologias e meios que podem dar suporte à comunicação e proporcionar condições para a melhoria da comunicação nas organizações.
Desta  forma,  entendo  que  estamos  junto  com  diversas  outras  disciplinas ministradas no curso, contribuindo para a formação de profissionais cidadãos, que, no exercício de suas atividades não devem perder de vista a necessidade de buscar novos conhecimentos e a consequente atualização para a prática de técnicas e métodos inovadores e sustentáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário