quarta-feira, 16 de maio de 2012

Entrevista com Docente - Profº Gilson Vieira (Ed. Emocional)

  • Equipe Inovação, Sustentabilidade e Conhecimento: 

Como a Educação Emocional dos dirigentes de empresas podem contribuir para desenvolver a inovação, o conhecimento e a sustentabilidade?

  • Profº. Gilson Vieira:


A Educação Emocional tem a ver, entre outras coisas, com você sentir, expressar adequadamente as emoções. Conhecê-las e expressá-las.
Uma das emoções básicas é a alegria. Ao você se dar conta do que pode vivenciar e expressar a alegria isso vai permitir que o ambiente seja inovador,  onde a criatividade possa acontecer mais e mais. Logo, trabalhar bem a alegria e vivenciá-la vai permitir que a pessoa tenha mais permissão para criar e, a partir daí, inovar
também, porque a inovação tem a ver com a realização, que é outro aspecto da Educação Emocional, você se permitir realizar, se permitir entender os objetivos, as suas metas e, a partir daí, você realizá-las.
No que tange ao conhecimento, também temos um conhecer muito grande, especialmente o autoconhecimento,  que é você saber o que você é mesmo. Você precisa ter o conhecimento de fora e de dentro. Ao você conhecer mais o que acontece consigo, você vai poder decidir sobre o que fazer na sua vida e ao fazer mais e mais, você vai influenciar para que as empresas também o façam. Um dirigente que conhece mais sobre si mesmo e também conhece um pouco mais sobre os outros, vai influenciar para que a empresa funcione melhor, já que as empresas são feitas por pessoas. Além disso, um dirigente que tem essa sensibilidade para lidar com o outro, ele vai também ter o cuidado no que tange a natureza, ao mundo todo ao redor, no que tange uma empresa ser sustentável, aquilo que se exige dela nos dias de hoje.
Com isso nós concluímos dizendo que se tornar uma pessoa emocionalmente educada vai influenciar para que você dirija adequadamente uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário